CONTEÚDOS

Estratégia de alimentação para uma prova de Triathlon.

postado em : 22/05/2015

O que você come durante a prova de Triathlon pode impactar de maneira positiva ou negativa no seu rendimento. Sem dúvida, a alimentação ajuda muito a manter energia e oferecer melhora da performance, porém certifique-se de experimentar produtos e alimentos durante os treinos, para ver o que melhor se adapta ao seu corpo. Evite ao máximo novidades no dia da prova. Muitos atletas podem gerar vômitos ou diarréa se não programarem bem o seu plano alimentar. Para não errar, a regra geral é consumir entre 30 e 60g de carboidratos por hora de prova. Na natação, dependendo do percurso, se torna inviável o consumo de alimentos ou suplementos. Então, uma boa estratégia está em:
  • Na primeira transição, a ingestão de carboidrato de rápida absorção, pode ser necessária para oferecer mais pique, 1 Exceed Energy Gel garantiria essa energia extra.
  • Ao longo do pedal, em cerca de 30 minutos, hidratar-se alternando o consumo de 500mL de água com 500mL de Exceed Sport Drink e caso sinta necessidade, comer minisanduiches tipo bisnaguinha com queijo minas padrão ou requeijão ou 2 batatas tipo coquetel cozidas na água e sal ou 1 Exceed Proteinbar.
  • Na segunda transição a ingestão de pequena quantidade de carboidrato que confira energia de forma rápida e prolongada seria interessante. O Exceed Energy Booster Gel pode fazer esse trabalho, pois além de maltodextrina, possui a D-Ribose que mantém a energia sendo liberada por mais tempo. As 30mg de cafeína também podem ajudar a dar um impulso a mais na etapa final.
  • Ao longo da corrida procure ingerir água em todos os postos de hidratação, não esquecendo de molhar a cabeça. As cápsulas de sal, como a Exceed ExtraSalt podem também ser consumidas para reduzir a perda de líquidos e evitar cãimbras.
  • Após a prova é importante recuperar todas as modificações fisiológicas que ocorreram com o exercício de alta intensidade. A ingestão de suplementos tipo recovery, como o Restore4 é indicada logo após o final da atividade. Já nos dias seguintes, mantenha uma alimentação equilibrada e dê descanso ao corpo para se preparar para a próxima.
  • Bons treinos! 
Voltar